Pedras naturais: escolha o modelo certo para o seu projeto

As pedras naturais, estão cada vez mais presentes nos projetos arquitetônicos brasileiros. Isso porque, além de serem belas essas peças apresentam funcionalidades incríveis, que deixam qualquer espaço mais requintado.

No entanto, para conseguir alcançar esse objetivo é necessário que o profissional conheça bem os aspectos dessa peça. Apenas assim, eles irão conseguir harmonizar as pedras nos mais diferentes projetos e conseguir agradar até mesmo os clientes mais exigentes.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo completo sobre as principais características dessas pedras. Dessa forma, você poderá garantir a beleza dos projetos.

Entenda as peculiaridades das pedras naturais
As pedras naturais são compostas por uma série de tons e texturas. Isso por si só, confere exclusividade para cada projeto. Entretanto, há muito mais para se analisar além do seu valor estético na hora de criar um ambiente.

A durabilidade dessas pedras é um dos aspectos que devem ser analisados. Por serem elaboradas a base de rochas naturais, elas garantem uma alta durabilidade e resistência.

Isso faz com que elas sejam ideais para espaços externos, por exemplo. Afinal, conseguem resistir às variações das mudanças climáticas e demais tipos de danos, que podem afetar muros.

A porosidade é outro aspecto que deve ser analisado pelo profissional, sobretudo porque ela pode beneficiar ou prejudicar o ambiente. Isso ocorre pelo fato das pedras terem níveis de porosidades diferentes, variando entre o alto e o baixo.

De maneira geral, aquelas com porosidade alta, como o mármore, absorvem água e substâncias com facilidade. Por outro lado, existem aquelas que têm um baixo nível de porosidade e são mais resistentes a infiltrações e demais danos causados por líquidos.

Pedras que combinam com cada ambiente
O ambiente em que as pedras naturais serão colocadas também é muito importante no momento de definir a escolha. Algumas absorvem muito calor, então não seria uma boa opção colocá-las em locais externos expostos ao sol. Outras são muito porosas e, por isso, não devem ser utilizadas em áreas molhadas.

Além de analisar se o ambiente é interno ou externo, deve-se verificar aspectos como:

● finalidade (residencial ou comercial);
● trânsito de pessoas no local;
● materiais e equipamentos que são utilizados no local;
● ação de agentes atmosféricos, dentre outros.

A pedra ideal será aquela, que consiga suportar todos esses fatores sem se desgastar e deixar de compor a decoração no local.

Conservação e limpeza das pedras naturais
A conservação e limpeza das pedras naturais pode ser um impedimento para muitas pessoas. O piguês, por exemplo, requer atenção e cuidados primordiais para não ser danificado.

Isso porque é uma pedra muito porosa, que mancha com facilidade. Dessa forma, a pedra não precisa ser apenas bonita e resistente, mas também oferecer praticidade ao dia a dia do proprietário.O arquiteto também é responsável por passar instruções necessárias para a manutenção das pedras naturais.

Muitos tipos não suportam o uso de produtos que tenham princípios ativos fortes e abrasivos, como água sanitária, sapólio, ácido muriático, etc., pois eles causam danos irreversíveis. Sendo assim, o uso de um pano úmido e detergente neutro é mais que o suficiente para manter o material bem cuidado.

No geral, a decoração com pedras naturais é praticamente atemporal, proporcionando simplicidade ao ambiente, ao mesmo tempo em que traz refinamento e sofisticação. Não é a toa, que elas estão sendo cada vez mais frequentes nos projetos arquitetônicos.

Mesmo que exista a necessidade de excluir alguma opção por causa de um fator decisivo, ainda há muitas outras possibilidades para estudar e analisar. Por essa razão, entre em contato com um profissional para que ele elabore o melhor projeto arquitetônico com essas pedras para sua residência ou empresa.

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.