Pedra madeira: Descubra os melhores tipos de revestimento

A pedra madeira é um estilo de revestimento natural que vem ganhando força no ramo de construção nos últimos anos. Isso, deve-se ao fato dele conseguir combinar dois elementos muito requeridos na decoração de uma casa: marcenaria e pedraria.

Esses tipos de materiais fazem parte da construção civil há muito tempo e o seu efeito estético é constantemente buscado para compor diferentes estilos, dos clássicos até os rústicos.

Descubra aqui no artigo os diferentes tipos de pedra madeira e escolha o ideal para criar a decoração da sua casa.

Pedra madeira: o que é?
A pedra madeira é um tipo de revestimento parecido com a textura da madeira, assim, ela consegue criar um efeito ambíguo, que em um momento lembra as árvores e no outro parece mais com uma pedra natural.

Por ter essa característica, ela é considerada um dos mais belos materiais. Consequentemente é muito procurada, tanto para fachadas quanto para pisos.

A pedra madeira tem origem metamórfica e é um quartzito, ou seja, o seu principal componente é o quartzo. Como o próprio nome já diz, ela lembra diferentes tipos de madeira.

Principalmente pelo fato de possuir variados tamanhos, texturas e cores, o que aumenta a versatilidade deste produto.

Quais as suas principais características?
Agora que você sabe o que é a pedra madeira é importante conhecer quais são as suas principais características. Assim, você poderá compreender o porquê desse revestimento ser tão usado nos últimos tempos:

● As pedras madeiras são resistentes ao processo de abrasão;
● Seu índice de absorção gira em torno de 0,2% a 0,6%, o que as tornam muito eficientes na drenagem de água;
● Sua constituição não riscada a deixa muito resistente contra fatores corrosivos, assim, o ácido clorídrico ou limão não são um problema;
● São encontradas em vários tons como o rosa, o vermelho, o verde, o branco, o jacarandá, entre outros;
● As pedras das cores claras têm um grande diferencial em relação as de tons mais escuros, porque atuam como um refratário com efeito térmico;
● As placas dessa pedra são foliadas, o que confere um aspecto naturalmente antiderrapante para sua superfície.

Onde e como utilizar a pedra madeira?
A pedra madeira é indicada tanto para áreas internas quanto externas, mas a sua maior utilização é como revestimento de fachadas e calçadas.

A grande recomendação para qualquer tipo de ambiente deve-se a sua resistência às deteriorações causadas pelo sol ou outras intempéries. Isso, garante segurança na sua exposição.

Na parede, esse material pode preencher todo o espaço ou simplesmente dar destaque à um ponto que você considere importante. Por outro lado, para dar mais autenticidade à fachada, aposte em um mosaico com as diferentes cores da pedra.

Também é possível colocá-la em volta da piscina, para que essa área de lazer fique mais elegante.
Nas áreas internas, ela pode compor muito bem uma parede da sala ou escadas para outro piso da casa. Esse material ainda pode ser talhado no formato desejado, mas utilizá-lo ao natural, em sua forma irregular, traz um ar de rusticidade ao ambiente.

Por que as cores são tão especiais?
As cores são o que tornam a pedra madeira muito versátil para compor as várias áreas de uma casa.

Confira abaixo as principais cores:
● tom amarelo (ocre, ouro e marrom);
● avermelhadas;
● brancas (claras);
● rosadas;
● esverdeadas;
● bicolores.

Apesar das primeiras serem as mais procuradas, todas as outras conseguem dar um toque especial no projeto.

Como foi possível perceber, a pedra madeira pode desempenhar diferentes papeis na composição da sua casa. Isso devido a variedade de características que possui.

O tipo e modelo a escolher vai depender muito do seu gosto, mas vale a pena consultar um profissional. Muitas vezes, um arquiteto pode pegar sua ideia e moldá-la de formas inimagináveis para ter certeza de que o resultado desejado será alcançado.

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.