Escolha o revestimento para calçada ideal para o seu projeto

Escolher o revestimento para calçada é uma tarefa bem difícil de se fazer. Afinal, é preciso levar em consideração diversos fatores importantes, como a estética da cidade, a segurança oferecida e várias normas municipais que devem ser cumpridas.

Por esse motivo, trouxemos algumas informações que podem ajudar muito nesse momento tão crucial para definir o aspecto da sua fachada. Confira agora no texto!

Defina qual material usar no revestimento para calçada
Como se localiza em uma área externa, o revestimento para calçada precisa necessariamente ser resistente às intempéries. Assim como, ao intenso tráfego de pessoas e à passagem de veículos.

Isso garante a segurança dos transeuntes e um custo de investimento mais barato a longo prazo, visto que esses materiais vão exigir menos manutenções ou trocas.

Escolha uma textura adequada
É imprescindível que os revestimentos sejam antiderrapantes. Isso porque, estão sempre sendo submetidos a ação da chuva e podem rapidamente acumular água, tornando-se escorregadios e proporcionando acidentes.

Por outro lado, vale a pena analisar outras características da superfície dos revestimentos que podem trazer benefícios.

A alta porosidade, encontrada em revestimentos como o piso drenante, por exemplo, pode colaborar para que a água da chuva infiltre o solo com facilidade. Isso reduz a sobrecarga no sistema de drenagem da cidade e, consequentemente, a ocorrência de alagamentos.

Utilizar revestimentos de baixa porosidade não é proibido, portanto, você pode fazer a escolha final de acordo com seus desejos.

Foque no design e nas cores
Apesar de ter as escolhas um pouco limitada, não significa que você deve deixar de lado a questão do design. Sem dúvidas, uma calçada bem elaborada chama a atenção e valoriza bastante o imóvel.

Além disso, ela ainda faz com que aquele pedacinho de espaço público fique com a sua cara.

Portanto, não deixe essa parte esquecida no seu projeto.

As melhores opções no mercado são os revestimentos de pedras naturais. Afinal, ela consegue trazer uma beleza única com vários benefícios relacionados ao conforto térmico.

A dica para alcançar um visual uniforme é apostar em revestimentos de formatos grandes, que reduzem as divisões visuais na superfície.

Em relação às cores, é preciso escolher uma tonalidade que combine com o estilo da edificação, mas que ainda consigam garantir conforto ambiental.

Os pisos escuros, por exemplo, esquentam muito mais durante o dia, por outro lado, as cores muito claras podem provocar o ofuscamento e cansaço visual. Sendo assim, procure algo no meio termo, que consiga ser prático.

Consulte as normas do município sobre revestimento para calçada
Há alguns pontos que são obrigatórios em qualquer lugar, como a criação de rampas para vencer desníveis e a instalação de pisos que orientem a circulação de deficientes visuais.

Ainda assim, cada cidade tem suas próprias regras para a execução de calçadas, levando em conta fatores climáticos e culturais.

Portanto, consulte se a prefeitura do seu município disponibiliza algum guia de projeto para causadas através da internet ou pessoalmente (na secretaria competente para tal).

Com a ajuda desses quatro “passos”, definir um revestimento para calçada que seja ideal para o seu projeto fica muito mais simples e, até mesmo, prazeroso. Além disso, evita dores de cabeça no futuro.

O importante é que você nunca esqueça de verificar a confiabilidade dos fabricantes. Por isso, faça muitas pesquisas antes de finalizar a compra, evitando assim algumas complicações futuras.

Uma dica bacana é optar pelas pedras naturais, pois elas oferecem uma alta durabilidade e beleza que se adequam a todos os projetos. Além disso, proporcionam o melhor custo-benefício, principalmente quando comparada as demais opções do mercado.

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.