Aprender a como limpar pedra portuguesa é uma excelente forma de preservar a beleza de pisos e calçadas elaboradas com esse material. Além disso, ao fazer a higienização correta dessas pedras, você evita o surgimento de manchas e outros danos a peça.
No entanto, realizar esse tipo de procedimento requer alguns cuidados especiais. Caso contrário, você pode prejudicar a aparência das pedras e fazer com que elas percam a sua qualidade.
Para evitar que isso aconteça, elaboramos este artigo com as principais dicas de como fazer a limpeza adequada das pedras portuguesas em precisar gastar muito com isso. Confira:
Como limpar pedra portuguesa
A primeira dica de como limpar pedra portuguesa sem precisar gastar muito é fazer a sua manutenção regularmente.
Principalmente porque se você deixar a pedra exposto por muito tempo às manchas, elas irão penetrar no interior da pedra e podem não sair, sobretudo se ela for porosa.
Assim, o ideal é que você sempre limpe a pedra quando ela entrar em contato com uma sujeira de tonalidade mais intensa, como:
● óleos;
● corantes;
● marcas de pneus sujos;
● tintas.
No entanto, para realizar o processo de limpeza corretamente, adote os seguintes cuidados:
Utilize vassoura de cerdas duras
O uso de vassouras de cerdas duras torna a higienização da pedra portuguesa mais fácil.
O uso desse acessório com água e sabão neutro permite que você remova com facilidade tanto o pó, quanto a sujeira que fica incrustada na superfície da pedra e no rejunte.
Ao realizar esse processo regularmente, você reduz a necessidade de investir em limpezas profundas por meio de máquinas profissionais.
Evite produtos químicos muito abrasivos
A utilização de alguns produtos químicos muito abrasivos é um erro cometido pelas pessoas que não sabem como limpar pedra portuguesa. Quando isso acontece, a superfície da pedra pode ser seriamente danificada.
Contudo, para evitar esse tipo de problema, leia todas as instruções do produto que pretende usar para fazer a limpeza.
Não utilize produtos químicos que podem comprometer a textura e a coloração das pedras portuguesas, como:
● ácidos;
● álcool;
● querosene;
● solventes.
Invista no uso de sal grosso
O sal grosso é um grande aliado na limpeza de pedras portuguesas, pois facilita a remoção das manchas e da coloração amarelada da superfície.
Essa receita caseira é recomendada por diversos especialistas. Para utilizar esse produto, você só precisa espalhar a substância sobre as pedras e aguardar alguns minutos.
Depois disso, basta executar a higienização normal para devolver a beleza natural das pedras portuguesas.
Faça limpeza nos dias secos
A umidade é considerada uma atenuante natural da poeira, manchas e resíduos que ficam acumulados no chão de pedras portuguesas. Por isso, nos períodos de chuva, você pode diminuir a frequência que lava as superfícies elaboradas com esse material.
No entanto, nos períodos quentes, é importante que você invista na limpeza frequente dos pisos e calçadas assentados com pedra portuguesa. O ideal é separar dois dias na semana para fazer a remoção do excesso de sujeira.
Agora que você aprendeu como limpar pedra portuguesa corretamente, comece a adotar esse cuidado com os pisos e calçadas elaborados com esse material. Assim, será mais fácil garantir a beleza e durabilidade das pedras.
Contudo, caso não tenha tempo ou sinta dificuldade de fazer a limpeza adequada, entre em contato com uma empresa especializada. Os profissionais capacitados poderão realizar a higienização do local por meio do uso de máquinas apropriadas.
Então, ainda tem dúvidas quanto a melhor maneira de fazer a limpeza das pedras portuguesas? Para saber mais sobre como fazer a manutenção adequada de pisos e calçadas feitas com essas pedras, continue acompanhando as nossas publicações.