4 vantagens de usar pedras São Thomé em seu projeto

O uso das pedras naturais para a construção de casas, muros e pontes sempre trouxe grandeza e estilo aos mais diferentes projetos. Muito utilizadas em construções e revestimentos de paredes e pisos, as pedras naturais dão uma inspiração rústica e elegante ao ambiente. Nesse contexto, um dos recursos de decoração mais conhecidos é usar pedras São Thomé, que possuem diversas vantagens para qualquer tipo de projeto

Para ajudá-lo a entender melhor essa escolha, preparamos aqui algumas dicas do que deve ser levado em conta nessa hora.

Descubra neste post quais são as vantagens de usar a pedra São Thomé em seu projeto

1- Praticidade

A pedra São Tomé é uma ótima escolha para a construção e ambientação da sua casa ou apartamento, tornando os ambientes elegantes e clássicos. Algumas características que envolvem sua praticidade são:

  • Antiderrapantes, resistentes e duráveis — podem durar mais de 30 anos e, após esse tempo, é possível recuperá-las usando produtos de limpeza específicos;
  • Exigem pouca manutenção e fácil reposição — caso seja necessário trocá-las, tempos após a compra, é possível encontrar pedras nos mesmos padrões;
  • Podem ser usadas em áreas externas e internas;
  • Com uma adequada iluminação, criam belos ambientes, com elegância e sofisticação, uma vez que a maioria possui cores neutras, harmonizando com qualquer mudança de cor na pintura ao redor;
  • Quando a temperatura for alta, elas tornarão o ambiente mais fresco, pois não absorvem calor nem umidade;
  • Resistem às intempéries como vento, cupins, fogo e água;
  • O preço também é atrativo: a pedra São Thomé pode ser encontrada bem em conta para o seu bolso.

2- Facilidade na aplicação

Após a compra da pedra, é necessário contratar um bom profissional especializado na área para que a instalação saia como o planejado.

Nas pedras de cor amarelada, esverdeada e rosada pode-se usar massa mista (areia + cimento), tendo em vista a variação de espessuras — 10 a 35 mm, que podem precisar de assentamento e nivelamento uma a uma. Com isso, há uma redução significativa no custo de assentamento. Como se trata de uma pedra natural, a limpeza deve ser sempre imediata, pois se a massa secar será impossível removê-la da pedra. Já nas pedras de cor clara(brancas) recomenda-se o uso de argamassa especifica para assentamento de pedras e a selagem de sua contra face com algum impermeabilizante, do tipo Vendapren.

Logo após o assentamento a área deve ser totalmente limpa e removidos quaisquer resquícios de rejunte(se houve). Após lavado e totalmente seco, deve-se aplicar uma camada de impermeabilizante a base de silicone, do tipo Aqüella Stone.

3 – As pedras naturais têm uma manutenção bem simples

A limpeza deverá ser feita com sabão em pó comum e detergente neutro. Caso esteja muito suja, podem ser usados produtos específicos ou ainda o ácido muriático, que são vendidos em lojas especializadas. Essas substâncias também vão protegê-las da proliferação de micro-organismos.

Vale ressaltar que não devem ser aplicados óleos e resinas acrílicas para impermeabilizá-las sem a orientação de profissionais capacitados ou consulta a fabricantes.

4- Versatilidade das pedras São Thomé

As pedras naturais caem bem com diversos materiais e estilos de decoração, criando um efeito agradável quando combinadas à madeira, texturas nas paredes, pinturas de variadas cores e o aço — o projeto vai depender da sua criatividade.

Em ambientes externos, elas podem ser utilizadas na beira da piscina, em seu entorno ou para revestir cascatas e fontes, principalmente pelas vantagens já descritas de serem antiderrapantes, absorverem pouca água e serem atérmicas (não retêm calor).

Da área externa para a interna, as pedras naturais estão cada vez mais sendo utilizadas nas paredes, revestindo murais de TV, lareiras, banheiros, tanto em projetos mais tradicionais quanto nos mais contemporâneos. Seu visual rústico remete à natureza e traz vida aos ambientes, pois seu uso é versátil e contrasta com elementos clássicos, modernos e sofisticados.

Com todas essas vantagens e inspirações para usar pedras São Tomé, você já pode começar o seu projeto usando os mais variados estilos de pedras naturais em pisos, filetes, cacos e até mosaicos personalizados. Basta acessar o site da Revest Pedras e conhecer a loja completa. Venha conferir!

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.