Entenda as diferenças entre a pedra Mineira e a pedra São Thomé

As pedras naturais são um ótimo recurso para revestimento de áreas residenciais e comerciais, já que oferecem beleza, resistência e praticidade de manutenção. Entretanto, escolher o tipo ideal para o seu projeto exige a avaliação de diversos fatores, o que pode gerar dúvidas e confusão.

Para ajudar você a entender as diferenças entre a pedra mineira e a pedra São Thomé, preparamos esse post com dicas que vão facilitar a sua escolha. Vamos conferir?

Os pontos em comum

Tanto a pedra São Thomé quanto a mineira são quartzitos, ou seja, rochas metamórficas que têm o quartzo como principal componente. Essas pedras folheadas, com grande concentração de sílica, são encontradas principalmente no estado de Minas Gerais.

Com quatro principais polos de extração, o estado mineiro é o principal produtor brasileiro de quartzito. A diferença entre as pedras se dá justamente pelas características únicas da região em que são encontradas.

Pedra Mineira

Encontrada no sudoeste de Minas, na região da Serra da Canastra, a pedra Mineira possui a superfície rugosa. Apesar de a característica áspera favorecer o uso em áreas externas, o excesso de irregularidades pode prejudicar a estética e o uso do espaço.

A coloração das pedras varia entre tons de cinza, amarelo e rosa, chegando a uma aparência esbranquiçada. Essa variação de tonalidade entre as peças exige cuidado especial ao especificar o produto, garantindo que seja alcançado o efeito desejado.

A resistência mecânica da pedra Mineira é baixa se comparada à da Pedra São Thomé. As peças se esfarelam com facilidade e a lateral apresenta veios que indicam essa característica. Assim, ela possui um desgaste maior com o uso de produtos e equipamentos de limpeza, resultando no tempo de vida útil menor.

Pedra São Thomé

Originária da região sul de Minas Gerais, especificamente da cidade de São Thomé das Letras, essa pedra tem como principal característica a superfície regular e lisa, mas com a aspereza necessária para produzir o efeito resistente ao escorregamento.

A pedra São Thomé é encontrada nas versões amarelada, clara, rosada e verde. A beleza das peças, aliada à alta qualidade, tem garantido a sua presença em projetos de alto padrão que buscam um toque rústico, sem deixar de ser sofisticado.

Por ter baixa absorção de calor e alta resistência ao atrito, a pedra São Thomé é indicada para uso em áreas externas, especialmente bordas de piscina. Isso não impede que ela seja aplicada também em painéis, muros e paredes internas, criando um efeito belíssimo e único.

As principais diferenças entre a pedra mineira e a pedra São Thomé

Depois que analisamos com detalhes as características das duas pedras, fica fácil chegar à conclusão do que torna cada uma única. A pedra Mineira tem durabilidade e resistência menores, sendo esse o fator principal para que ela consiga ser encontrada no mercado com preço menor que o da pedra São Thomé.

Se o seu projeto pede um produto de qualidade, com beleza, longa duração e resistência, vale considerar o investimento na pedra São Thomé, já que a relação custo-benefício acaba sendo extremamente favorável.

Apesar de algumas semelhanças, escolher uma ou outra opção vai impactar diretamente no resultado do ambiente projetado. Por isso, fique sempre atento ao especificar esse produto!

Gostou das dicas que trouxemos para esclarecer as diferenças entre a pedra Mineira e São Thomé? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber as novidades no seu e-mail!

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.