Como decorar sua casa com as Pedras São Tomé

As pedras São Tomé são muito solicitadas e conhecidas quando o assunto é decoração. Afinal, elas podem ser encontradas em diferentes formas e tonalidades, o que facilita sua adequação para diversas finalidades, tanto em espaços externos quanto internos.

Se você está pensando em utilizá-la e precisa de mais informações sobre ela, não se preocupe.

Iremos esclarecer muitas das suas dúvidas nesse artigo, assim como oferecemos dicas importantes sobre elas, então não deixe de conferir.

Origem das pedras São Tomé
As pedras São Tomé são assim chamadas por causa do local em que são extraídas, em São Tomé das Letras, cidade que fica localizada no sul de Minas Gerais.

Ela é caracterizada como um quartzito – pedra resultante da recristalização de arenito sobre alta pressão e temperatura . Isso a torna uma boa opção de material resistente.

Características marcantes dessa pedra
Todas as pedras possuem características que às diferenciam das outras e com a São Tomé não seria diferente. Em primeiro lugar, elas são bastante absorventes, o que as tornam ideais para áreas de piscina.

Além disso, possuem uma grande resistência e suporta eficientemente o atrito em calçadas, por exemplo. Sua face lisa apresenta certa aspereza, o que a torna antiderrapante e perfeita para lugares molhados.

Por fim, ela também é antitérmica, outro ponto para ser preferível em áreas externas.

Tonalidades das pedras São Tomé
As tonalidades que as pedras São Tomé assumem, também é algo notável, por causa da forma com que a cor oscila em uma mesma amostra.

Branca
Nessa tonalidade, pode ter detalhes creme ou cinza, mas há a predominância do branco. Ideal para quem deseja dar um tom clean ao projeto e iluminar o ambiente
Amarela

Essa é uma das pedras São Tomé composta por tom de bege com o fundo amarelado. Por ser uma cor clássica cai bem em projeto interno, externo e fachada. Nessa tonalidade a nuance é suave e a falta de homogeneidade da cor valoriza muito mais o aspecto natural.

Rosa
Essa tonalidade é menos usada por ser menos comum, mas não deixa de ser igualmente linda. A nuance rosa pede que o restante do projeto esteja em harmonia com ele, portanto, é preciso ter cuidado nas composições de cores do ambiente.

Mesclada
A tonalidade varia muito nesse tipo. Ela tem um mix de tons, sem a prevalência de uma só cor.

Formas de usar as pedras São Tomé no ambiente
Devido a variedade das funcionalidades das pedras São Tomé, elas podem ser usadas em muitos ambientes. Confira abaixo quais são eles e as funcionalidades:

Lareiras e Churrasqueiras
Essa pedra combina muito bem com lareiras e churrasqueiras, principalmente no tom branco e cortada em filetes. São ótimas para um visual campestre.

Fachadas
Sua resistência e absorção faz com que ela se torne ideal para criar uma fachada cheia de personalidade sem preocupações. Os tons amarelo e rosa são os melhores para essa ocasião, já os formatos variam entre filete, caco e mosaico.

Borda da piscina
Sua absorção (novamente) e sua aspereza são fatores importantes para evitar acidentes na área da piscina. Às vezes ainda é possível subir com o revestimento de pedra para as paredes e muretas.

Garagem
O formato mosaico é outro grande concorrente para ornamentar as paredes de uma garagem ou varanda.

Portas
Proporcionando um charme a mais para o ambiente, ela pode ser aplicada em pequenos detalhes emoldurando portas ou janelas.

As possibilidades são praticamente infinitas com toda a quantidade de cores e formatos presente nesse material. Por isso, não esqueça de sugerir essa pedra no seu projeto e testar diferentes combinações com seu arquiteto!

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.