Melhores materiais para o revestimento de calçadas

Escolher o material para o revestimento de calçadas é algo que deve ser planejado com cuidado.

Pois, além de combinar com a fachada, ele tem que respeitar as normas de segurança impostas pela prefeitura da sua cidade.

No entanto, existem pedras com formatos antiderrapante e resistentes que são indicadas para esse tipo de revestimento. Elaboramos esse artigo, para que você conhecer um pouco mais sobre elas e decidir qual a melhor para calçada do seu projeto arquitetônico. Vamos lá?

Normas para revestimento de calçadas
A calçada é um elemento que faz toda a diferença no visual da fachada da casa. Por isso, ela deve ser bem planejada e deve combinar com as paredes e demais itens da decoração da fachada.

Por ser pública, a calçada deve ser construída respeitando algumas regras estabelecidas pela prefeitura, em relação ao revestimento aplicado nas calçadas. Dentre as principais exigências por esse órgão estão:

– Tamanho;
– Altura da calçada;
– Rebaixamento;
– Superfície firme e antiderrapante.

Além disso, a calçada deve respeitar critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos, carrinhos de bebê e crianças. Quando essas normas não são respeitadas, o morador pode sofrer sanções como pagamento de multas e mudança da estrutura da calçada.

Por isso, antes de fazer qualquer mudança na calçada da sua casa, consulte as normas exigidas pela prefeitura da sua cidade. Assim, você evita as multas e aumento de gastos no seu orçamento.

Melhores materiais para o revestimento de calçadas
Hoje em dia, existe uma grande variedade de materiais usados no revestimento de calçadas. Esses modelos possuem pedras, cores, texturas e funcionalidades diferentes que se adequam a diferentes tipos de decoração e fachadas.

Para ajudar você a escolher a melhor opção, selecionamos abaixo as melhores opções de pedras para usar no revestimento da sua calçada. Os materiais são resistentes e funcionais para qualquer lugar! Confira:

Pedra Miracema
A pedra Miracema é um dos revestimentos de calçadas mais resistentes do mercado. Também garante um acabamento perfeito para a fachada da casa, devido a diversidade das cores e formatos desse tipo de pedra.

Um bom exemplo disso, é a miracema tradicional nas cores rosa, bege e até cinza. Outro diferencial é que ela possui um bom custo-benefício, pois além de ser barata é resistente por anos.

Para garantir a durabilidade, vale a pena limpá-la com frequência, para evitar a sujeira. Por ser assentada com cimento, é importante que ela seja posicionada de maneira correta.

Pedra Portuguesa
A Pedra Portuguesa é outro tipo de revestimento de calçadas tradicional. O modelo que está em alta é o dessa pedra no corte mosaico. Com ela, é possível criar imagens lindas na calçada.

Além de proporcionar uma imagem sofisticada na fachada da casa, esse tipo de pedra ainda oferece outras vantagens. A principal delas é que ela é antiderrapante, sendo uma opção de revestimento seguro e resistente para ter na calçada de casa.

Assim como a Pedra Miracema, a Portuguesa também é fácil de limpar e muito resistente. Por esse motivo, tem se tornado a queridinha dos arquitetos na hora de elaborar projetos de calçadas.

Pedra São Thomé
A Pedra São Thomé é uma opção para revestimento de calçadas que combina com qualquer fachada. É possível encontrar pedras com formatos e cores variadas que tornam a decoração ainda mais sofisticada e linda.

Mas isso não é tudo, essa pedra tem resistência ao atrito e tem baixa absorção de calor, o que a torna uma opção de revestimento ideal para a área externa. O preço é outro grande diferencial, ela é barata e tem uma durabilidade alta, garantindo uma peça resistente por anos.

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.