Conheça os principais pisos para cozinha

Escolher os pisos para cozinha é uma tarefa que exige atenção e boas escolhas. Afinal, quando você escolhe o revestimento ideal, a sua cozinha torna-se mais bonita e prática de usar.

Confira neste artigo os principais pisos para cozinha que você pode usar e algumas dicas de como escolher a melhor opção para sua cozinha.

Conheça os principais pisos para cozinha
Os pisos para cozinha precisam ser funcionais e bonitos. Por isso, na hora da escolha você precisa ficar atento a questões como resistência do piso a temperaturas altas, aderência entre outros fatores.

Aqui iremos apresentar os principais tipos de pisos disponíveis no mercado, detalhando suas características, vantagens e desvantagens. Vamos lá?

Pisos de pedra
Os pisos de pedras naturais são um dos melhores para a cozinha. Esses materiais são resistentes tanto a produtos de limpeza, quanto a danos externos. Também possuem um bom conforto térmico, ou seja, elas não esquentam com facilidade, mesmo com o aumento da temperatura.

Pedras naturais como a São Tomé na cozinha têm uma aparência linda e garante uma cozinha sofisticada. Além disso, esse tipo de material tem um preço acessível, quando comparado com as demais pedras do mercado.

Pisos hidráulicos
Os pisos hidráulicos são outra opção para manter sua cozinha linda e funcional. Esse revestimento resiste a água e abrasão e ainda é fácil de limpar. O ideal para as cozinhas são os feitos de cerâmica, porém eles podem ser mais frágeis quanto a impactos e montagem.

Os pisos mais famosos são aqueles com estampas tradicionais, parecidas com as utilizadas nas cozinhas da década de 1970. Por isso, se a decoração for retrô, esse piso é uma boa opção para você.

Pisos de cerâmica
Os pisos para cozinha de cerâmica também são usados na decoração dessa área da cozinha. Apesar de terem um efeito estético belo, esse material é delicado quanto a abrasão e as chances de quebrar são mais altas, se comparada com os pisos de pedras, que são mais resistentes.

Para não errar na escolha, o ideal é preferir cerâmicas do tipo A. Geralmente, essas peças tem uma qualidade maior e quase não possuem falhas na textura. No entanto, essa é uma opção para quem tiver um orçamento mais alto, pois os preços dessa cerâmica costumam ser caros.

Como escolher os melhores pisos para cozinha
Após conhecer os melhores pisos para cozinha do mercado, você precisa aprender a avaliar a opção ideal para sua casa. Confira abaixo quais são os principais critérios que você precisa analisar para escolher esse tipo de revestimento.

Critério funcional
A frequência com que você usa a cozinha é um fator que influencia na escolha dos pisos para cozinha. Se você costuma passar horas nela, preparando refeições para a família e essa área também tem uma alta circulação de pessoas, vale a pena revestir o piso com pedras naturais resistentes e fáceis de limpar.

Critério estético
Quanto ao critério estético, você deve analisar o projeto de decoração da sua cozinha. Na prática, não é uma boa ideia revestir o piso de uma cozinha pequena com pedras escuras, pois apesar de manter o ambiente luxuoso, pode deixá-lo fechado e com pouca iluminação.

Nesse caso, o melhor seria usar pedras de cores claras como o rosa, bege, branco entre outras.

Critério financeiro
O orçamento também afeta na escolha dos pisos para cozinha. As pedras mais caras são aquelas de cerâmica ou porcelanato, por outro lado as pedras naturais são mais baratas e resistentes.

Vale a pena considerar o custo-benefício da pedra e optar por aquela que se encaixe no seu orçamento e projeto de decoração.

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.