5 práticas da arquitetura sustentável para tornar projetos eficientes

A arquitetura sustentável tem como objetivo criar edificações que não agridam o meio ambiente, utilizando o mínimo de recursos possíveis. Devido a sua proposta, muitos clientes e profissionais preocupados com o meio ambiente, tem preferido criar projetos sustentáveis.

Se você é um deles, confira nesse artigo 5 práticas de como colocar arquitetura sustentável em prática nos seus projetos. Vamos lá?

Use o método Retrofit nos seus projetos
A prática do Retrofit é uma tendência da arquitetura sustentável que você precisa adotar. Ela consiste basicamente em adaptar edificações antigas sem alterar a sua estrutura original. Nesses projetos, o arquiteto pode reaproveitar os materiais da edificação e ainda aplicar recursos sustentáveis, que ajudem na climatização do ambiente.

No entanto, para colocar esse projeto em prática o profissional precisa fazer um estudo detalhado sobre a obra e como novos sistemas podem ser integrados. Isso para garantir o conforto e segurança dos moradores da residência. A grande vantagem desse método é a economia com os materiais e preservação da história do ambiente.

Invista na automação em imóveis compactos
Os apartamentos integrados com sistema de automação são outra tendência da arquitetura sustentável. Ela tem conquistado principalmente clientes e arquitetos, preocupados com os princípios da sustentabilidade e amantes da tecnologia.

Nesses projetos, os cômodos e móveis da casa são equipados com modernos aparelhos tecnológicos. Diariamente, eles podem controlar os níveis de energia, climatização, reutilização de água através de sistemas wireless. Dessa maneira, os moradores conseguem reduzir os gastos e ainda contribuir para o meio ambiente.

Aposte nos telhados verdes da arquitetura sustentável
Os telhados verdes oferecem um incrível conforto térmico para os edifícios. Esse tipo de estrutura, nada mais é do que uma camada vegetal aplicada em uma laje ou telhado impermeável. Quando a cobertura torna-se um jardim suspenso, os moradores conseguem aproveitar um ambiente fresco e até reduzem problemas com armazenamento de água.

Mas isso não é tudo, os telhados verdes oferecem um conforto térmico, evitando o excesso de calor ou frio no imóvel. Esse benefício contribui com a redução nos gastos com energia elétrica, sobretudo no verão. Além disso, esse telhado também auxilia no combate dos efeitos dos gases do efeito estufa.

Invista em materiais pré-fabricados
O uso de materiais pré-fabricados contribuem para um projeto sustentável. Ao usar peças prontas montadas, você consegue reduzir o tempo da obra, evitar desperdício de materiais e reduzir a quantidade de mão de obra contratada. Isso, sem dúvida, contribuem para uma obra mais ágil e sustentável.

Com o uso dos materiais pré-fabricados também é possível ter um controle maior do projeto da obra. Afinal, não é preciso acompanhar o processo de fabricação desses materiais, como acontece com aqueles moldados no canteiro de obras. Os materiais pré-fabricados também são confeccionados de acordo com os padrões legais de segurança e qualidade.

Garanta uma certificação de sustentabilidade
Para conquistar um selo de certificação de sustentabilidade como o do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), você precisa apostar em ambientes automatizados. Algumas das tecnologias mais valorizadas por esse tipo de certificação, são:

– Iluminação com desligamento automático;
– Controle de iluminação programado e;
– Acionamento automático de energia elétrica;

Elas garantem um impacto menor no ambiente, por contribuírem com a economia de energia e racionamento de outros recursos. Além disso, os moradores podem aproveitar a economia nas contas de energia e um ambiente aconchegante. Já os profissionais, se beneficiam com um projeto sustentável de qualidade no seu portfólio.

Como você pode perceber, desenvolver um projeto de arquitetura sustentável requer estudo e a adoção de sistemas ecológicos e modernos. No entanto, os resultados e benefícios que os edifícios sustentáveis promovem, é algo que vale a pena.

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.