Decoração minimalista! Descubra como usar essa tendência em casa

A decoração minimalista tem conquistado cada vez mais pessoas interessadas em uma casa confortável e aconchegante. Nesse estilo prevalece a mobília e decoração clean e com poucos elementos.

Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura e descubra o que é o estilo de vida minimalista e dicas incríveis de como usar essa tendência na sua casa. Vamos lá?

Minimalismo: o que significa?
O minimalismo é um estilo de vida que prega que é possível viver melhor, com menos. O movimento ganhou força na década de 1920, quando a arquitetura começou a otimizar espaços com poucos elementos.

No dia a dia, as pessoas que aderem a esse estilo de vida percebem uma qualidade de vida maior, após se desfazerem de itens desnecessários. Esse conceito está em alta, por oferecer vantagens como:

– Economia, pois evita a compra de itens desnecessários;
– Poucos itens na casa reduz o tempo gasto na limpeza e arrumação da casa;
– Redução de problemas respiratórios, pois o ambiente é clean e tem uma boa ventilação;
– Menos estresse com a quebra de objetos.

Como criar uma decoração minimalista?
Para criar uma decoração minimalista é preciso planejar bem cada cômodo da casa. O primeiro passo é fazer um levantamento dos itens que estão apenas ocupando espaço na casa, e que depois serão descartados.

Em seguida, faça a medição dos cômodos para planejar a compra dos novos móveis. Na hora da compra, opte por mobílias e objetos que sejam: confortáveis, elegantes e neutros.

Confira abaixo nossas dicas de decoração minimalista para usar na sua casa:

Paredes
As paredes de uma decoração minimalista precisam ser de tonalidades neutras e discretas. Opte por revestimentos de cores branca, bege, rosa claro ou cinza. Caso deseje tornar o ambiente mais bonito combine com outras cores claras.

Uma dica bacana é escolher uma tonalidade específica para cada ambiente. No quarto do bebê, você pode optar por uma parede azul que inspira calma e tranquilidade.

Existem pedras naturais curingas para revestir paredes. Um bom exemplo, é a Pedra São Thomé. É possível encontrá-la em formatos e cores lindas, além disso ela é fácil de limpar.

Mobília
A mobília de uma decoração minimalista precisa ser discreta e elegante. Os materiais mais usados são o couro e a madeira. Mas também é possível encontrar móveis lindos com detalhes em vidro que combinam com a decoração.

Outros tipos de mobília bastante usados nessa decoração são aqueles multifuncionais, que otimizam espaço, tais como:

– Sofá-cama;
– Mesas extensíveis;
– Armários retráteis ou suspensos;
– Puffs.

Além da funcionalidade, esses móveis também precisam ser confortáveis. Afinal, a filosofia de vida do minimalismo tem como objeto viver melhor com menos. Também é importante que os móveis não ocupem muito espaço na casa.

Iluminação
A luminosidade natural é um item indispensável na decoração minimalista. O interior do ambiente deve contar com paredes de tonalidade clara e janelas amplas e espaçosas.

Em cômodos onde não é possível usar a iluminação natural, vale a pena investir em luminárias discretas e de preferência com lâmpada LED. Quanto ao design, o minimalismo privilegia aqueles com formato geométrico como quadrados, retângulos ou círculos.

O material das luminárias também devem lembrar materiais como madeira, concreto ou metal. Na hora da compra, avalie esses quesitos e veja se a luminária combina ou não com a decoração da sua casa.

Agora que você conhece a decoração minimalista, o que acha de usar essa tendência na sua casa? O primeiro passo é avaliar quais itens estão apenas ocupando espaço e descartá-los. Depois, faça um planejamento de como será a decoração da sua casa e aproveite todos os benefícios do minimalismo.

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.