Quais os melhores pisos e revestimentos para áreas externas?

A escolha de pisos e revestimentos para áreas externas requer atenção de quem está construindo ou reformando a casa. Nesse momento, muitos detalhes devem ser levados em consideração.

Áreas externas exigem materiais resistentes às variações climáticas. Também devem ser de fácil manutenção e limpeza, já que estão permanentemente expostos.

Pisos que garantem um conforto térmico nos dias mais quentes são muito bem-vindos, e alguns revestimentos têm a capacidade de deixar a temperatura do ambiente mais agradável.

Quando houver uma piscina ou spa no ambiente, outros cuidados devem ser tomados, principalmente com relação à segurança. Recomenda-se um piso que absorva água e que seja antiderrapante — e, é claro, devem ser bonitos e com preços acessíveis.

Confira as principais características de alguns pisos e revestimentos para áreas externas e escolha o que mais se adapta às suas necessidades!

Cerâmica rústica

Por não absorver sujeira ou gordura, a cerâmica rústica é muito utilizada em cozinhas externas. Trata-se de um material resistente que apresenta uma superfície ligeiramente porosa. 

Uma de suas desvantagens é a retenção de calor, que pode deixar o piso muito quente. Ao optar por esse material, tome cuidado: a cerâmica rústica pode se lascar com facilidade.

Piso cimentício

Por serem fabricados com concreto de alto desempenho, os pisos cimentícios têm grande durabilidade e resistência. São muito utilizados em áreas com piscina, principalmente pela sua característica antiderrapante e antitérmica.

Porém, os pisos cimentícios precisam de uma limpeza constante, já que acumulam sujeira e musgo com facilidade. Também é necessária a aplicação de impermeabilizante nesse tipo de revestimento, que absorve muita água e gordura.

Ladrilho hidráulico

Muito charmosos, os ladrilhos hidráulicos também são resistentes, antiderrapantes e não absorvem gordura. De manutenção fácil, são utilizados principalmente em áreas gourmet e em ambientes com churrasqueira. 

Parecem perfeitos, não é verdade? Mas não é bem assim: seu maior problema é o preço. Os ladrilhos hidráulicos são fabricados de maneira artesanal, em um longo processo que leva de 30 a 50 dias.

Por esse motivo, o material é utilizado em pequenas áreas, geralmente como um “tapete” em um piso de cimento queimado.

Madeira

Outro revestimento muito charmoso, a madeira pode ser utilizada tanto no piso quanto na parede, conferindo uma sensação de conforto ao ambiente, inclusive conforto térmico.

No entanto, esse material exige uma manutenção permanente para garantir sua beleza e durabilidade. Também é necessário impermeabilizá-la para que o sol e a chuva não a danifiquem.

Além disso, é fundamental que a madeira receba tratamento anti-mofo e anti-cupim, o que aumenta os custos com o material.

Pedra São Thomé

A resistência e durabilidade estão entre as principais características dessa pedra. Muito utilizada principalmente em volta de piscinas e spas, a Pedra São Thomé absorve bem a água, não esquenta sob o sol e não fica lisa quando molhada — fator fundamental para a segurança desses ambientes.

Sua manutenção também é bem simples: com água, sabão e uma vassoura de cerdas duras, esse revestimento estará sempre bonito.

Pela sua variedade de formatos e cores, a Pedra São Thomé pode ser utilizada inclusive como revestimento de parede, conferindo beleza, durabilidade e uma agradável sensação térmica. Ela também possibilita diversas combinações com outros revestimentos, e por isso é muito apreciada pelos arquitetos.

Mas, para garantir essas características, é fundamental comprar de uma empresa confiável, que forneça a verdadeira Pedra São Thomé. Fique atento e tenha muito cuidado com as imitações!

E você, tem outras dicas sobre pisos e revestimentos para áreas externas? Deixe seu comentário aqui no post!

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.