5 tipos de pedras ornamentais que você precisa conhecer

Para fazer um projeto de decoração bonito e diferenciado, existem vários materiais que podem valorizar bastante o imóvel, deixando-o sofisticado, moderno ou rústico, de acordo com o perfil de cada cliente.

Quando o assunto é revestimento, os diferentes tipos de pedras ornamentais se mostram excelentes opções para pisos, paredes e outros elementos de uma obra. Para cada projeto, existe uma pedra com diferentes propriedades. Você sabe quais são elas?

 Listamos 7 tipos de pedras ornamentais para te ajudar a definir a mais indicada caso a caso.

1. Pedra Miracema

Muito aplicada em calçadas, estacionamentos e locais de grande circulação, a pedra Miracema é reconhecida por sua grande resistência e por ser antiderrapante.

Quando utilizada juntamente a outros modelos de pedras, a Miracema cai muito bem na decoração de interiores. Suas cores comuns são rosa, bege e cinza. Mas fique atento: apesar da durabilidade, o material mancha após contato com óleos e produtos químicos.

2. Pedra Goiás

Também conhecida como goiana, a pedra Goiás entra no rol dos modelos antiderrapantes e segue a linha das pedras duráveis e de fácil manutenção. Ela confere beleza aos ambientes e, por não ser escorregadia nem esquentar muito com a exposição ao sol, também é muito utilizada em áreas de piscinas.

3. Pedra Ferro

A pedra Ferro, ou Topázio, apresenta grande resistência, podendo ser utilizada em áreas externas como calçadas e caminhos. Está disponível em várias cores e modelos diferentes, o que aumenta as possibilidades de aplicação. Os mosaicos dessa pedra podem, inclusive, ser adotados em ambientes internos, garantindo sofisticação ao ambiente.

4. Pedra Ardósia

A Ardósia foi largamente utilizada em construções nas décadas de 80 e 90. Seu baixo custo, aliado à sua resistência, permite projetar ambientes sóbrios e simples.

Mas fique atento! A pedra, que está disponível em várias cores, não é uma boa solução para áreas externas, pois torna-se extremamente escorregadia na presença de água. Por isso, prefira aplicá-la em cômodos internos como quartos e salas.

5. Pedra São Thomé

Entre as pedras ornamentais, a pedra São Thomé tem conquistado cada vez mais espaço na decoração de imóveis. Essa opção é capaz de criar, ao mesmo tempo, um clima rústico e elegante: ela pode ser aplicada em qualquer cômodo, tanto no piso quanto nas paredes, que ganham um diferencial com a pedra na versão em filetes, conhecida como Canjiquinha.

A pedra São Thomé é bastante versátil: cai bem em casas de campo e em imóveis localizados nas cidades. Por não apresentar variação térmica, é muito indicada para áreas de lazer (churrasco, piscina, pátios) e até mesmo garagens.

As pedras genuínas, quando bem cuidadas, podem durar por várias décadas. Por isso, no caso de seu cliente não conhecer esse material, vale a pena explicar os pontos positivos e a oportunidade de criar um projeto inovador e exclusivo.

Agora que você já conhece algumas das principais pedras ornamentais do país, basta usar a criatividade para produzir belos projetos de arquitetura e decoração. Com a escolha do revestimento correto, o sucesso do seu trabalho estará garantido!

E você, que tipo de pedra costuma adotar em seus projetos? Deixe um comentário com sua opinião!

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.