Como conseguir clientes na arquitetura

Conhecer dicas de como conseguir clientes na arquitetura é algo crucial tanto para profissionais novatos, quanto para os experientes. Com elas, você consegue conquistar seu público-alvo, divulgar o seu trabalho e ganhar novos projetos.

Para ajudar você a ser bem sucedido na sua área, elaboramos esse artigo com as principais dicas para conquistar clientes. Coloque-as em prática e perceba o aumento das vendas e projetos realizados pelo seu escritório. Vamos lá?

Proposta de valor para conseguir clientes
A proposta de valor como estratégia de conseguir clientes na arquitetura diz respeito às vantagens e benefícios que o cliente irá encontrar ao contratar os serviços do seu escritório. O primeiro passo para criar a sua proposta é responder às seguintes perguntas:

● O que o seu escritório de arquitetura faz de diferente dos demais?
● Qual serviço o seu escritório faz melhor?

É na resposta dessas perguntas que você irá encontrar a proposta de valor do seu escritório. Além disso, ao focar em apenas um segmento, você estará se diferenciando dos inúmeros arquitetos genéricos que existem no mercado.

Definição do posicionamento
O posicionamento diz respeito ao espaço que a sua empresa ocupa na mente dos seus clientes quando eles vem a logo ou escutam o nome do escritório de arquitetura.

Para isso, caso você queira se especializar em projetos de pontos comerciais do ramo alimentício, pode investir apenas em projetos de grandes redes com layouts com foco na funcionalidade e em fachadas chamativas.

A partir disso, você poderá definir a melhor abordagem para atrair mais clientes da arquitetura e de se tornar uma referência nesse setor.

Criar personas para conseguir clientes na arquitetura
Criar personas é uma excelente forma de conseguir clientes na arquitetura. Através desse recurso é possível retratar o perfil sociodemográfico e comportamental das pessoas que têm interesse nos serviços do seu escritório. Também fica mais fácil tomar decisões e construir estratégias de marketing eficientes.

Seguindo o exemplo anterior, se o seu escritório atuar no setor de restaurantes, uma persona seria a seguinte:

Maria Costa, empresária, adora cozinhar e depois do sucesso do seu primeiro restaurante de comida baiana, conseguiu construir uma franquia e agora tem mais de 10 lojas em todo o país.

Casada, com 2 filhos, é uma profissional que gosta de inovar, mas não tem formação superior. Gosta de viajar com a família e almoça todos os dias com a família.

Ao transformar o perfil dos seus clientes em personagens, fica mais fácil para você tomar decisões e alinhar os serviços com as necessidades do cliente.

Site e portfólio para atrair clientes na arquitetura
Após descobrir qual a proposta de valor, posicionamento e a persona é preciso criar um site para o escritório e divulgar o portfólio. Nele, é interessante investir em elementos que chamem a atenção dos seus futuros clientes, como:

● chamada de ação que explique o posicionamento do escritório;
● um texto curto que detalhe a proposta de valor;
● depoimentos de clientes que já contrataram o escritório;
● logos de empresas conhecidas que são clientes;
● links de matérias sobre o escritório que saíram na mídia;
● reconhecimentos do escritório.

Crie um blog
Criar um blog é outra dica de como conseguir clientes na arquitetura. Através dele, você poderá atrair mais clientes para o seu escritório de arquitetura e aumentar seu faturamento.

Para tanto é preciso descobrir quais assuntos os seus potenciais clientes mais procuram na internet.

A partir desses temas, escreva artigos relevantes com um conteúdo educativo e esclarecedor.

Uma dica bacana para que o seu blog fique posicionado nas primeiras páginas do Google é escrever artigos com as técnicas de SEO. Elas consistem em usar as palavras-chaves corretas e seguir os recursos de otimização do Google.

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.