Entenda a importância da sustentabilidade na construção civil

Atualmente, a sustentabilidade na construção civil é um assunto que ficou ainda mais em evidência devido às mudanças recentes e à importância que o setor tem para a economia.

Nos tópicos a seguir você descobrirá alguns dos benefícios para o meio ambiente que a construção sustentável traz. Entre eles, podemos citar a redução dos custos do projeto, uso de materiais com durabilidade maior e preservação dos recursos naturais. Continue a leitura para saber mais!

Menor custo ao aplicar a sustentabilidade na construção civil

Um dos principais benefícios da construção sustentável é a sua capacidade de gerar menos custos para o projeto. O interessante é que isso pode ser conseguido em várias vertentes.

O uso de materiais reciclados é um desses fatores. Além disso, existe a utilização de fontes de energia renováveis e equipamento para retenção de água da chuva, que geram vantagens no futuro.

O interessante é que essa redução pode ser aplicada até nos serviços. Vamos explicar: já foram feitas pesquisas mostrando que os funcionários se sentem muito mais motivados quando estão trabalhando em um projeto sustentável. Consequentemente, isso se reflete no trabalho, eles são mais ágeis, logo, o seu gasto com o serviço diminui.

Maior valor de mercado

O menor custo na construção se refletirá, com certeza, no preço final ao cliente. Apesar de gerar economia para o construtor e arquiteto, o valor agregado de uma construção sustentável é muito maior e vende com mais facilidade.

Isso porque as pessoas veem que mesmo pagando um pouco mais agora, terão grandes economias futuras. Uma casa com aquecedor solar, reúso de água da chuva e áreas verdes completas no seu telhado gera menos gastos de energia elétrica e água, por exemplo — que mesmo sendo uma fonte renovável, merece atenção devido à escassez eminente do futuro.

Outro aspecto que vale destacar é que o uso de materiais não-tóxicos na construção agrega valor também a essa conta. As pessoas têm buscado cada vez mais o contato com a natureza e uma vida mais saudável.

Utilização de materiais renováveis e com selo sustentável

Não é só madeira de reflorestamento certificada e os materiais reciclados, como os canos feitos com resíduos de garrafa PET, que merecem destaque. Há alguns anos surgiu no mercado algumas alternativas, que aumentaram o leque de opções para os engenheiros civis e arquitetos.

O concreto ecologicamente correto foi uma delas. Ele é composto por areia de fundição, usada na fabricação de peças metálicas, e pedra por escória aciaria, proveniente de detritos da indústria do aço, o que demanda bem menos água em sua concepção.

Além disso, algumas empresas se preocupam com o meio ambiente, mesmo usando recursos naturais não renováveis. Os pisos, porcelanatos e pedras não causam danos à natureza, mas existem maneiras mais interessantes de retirá-los, já que são recursos naturais.

A Revest, por exemplo, protege a área da mineração dos recursos hídricos, além de reaproveitar a água utilizada no processo. A cada hectare minerado é recuperada uma área 1,5 vezes maior. Ademais, nenhum resíduo industrial é descartado de forma que prejudique a natureza.

A construção sustentável é um desafio que precisa ser superado a cada dia. Por isso, profissionais da área devem sempre procurar qualificação necessária para aplicar isso no dia a dia de seus projetos.

E então, gostou do nosso artigo sobre sustentabilidade na construção civil? Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais novidades e dicas como essas!

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.