7 dicas essenciais para ser um arquiteto inovador

O acesso à informação facilitou (e muito!) a vida dos criativos: a qualidade dos serviços de arquitetura, por exemplo, melhorou e, com isso, a concorrência passou por um aumento significativo.

Para sobreviver nesse difícil mercado e se destacar entre os concorrentes, portanto, é preciso ser um arquiteto inovador. Mas como fazer isso?

Se você tem achado difícil se diferenciar, continue a leitura e confira estas sete dicas essenciais que separamos para você encontrar o seu caminho até o sucesso!

1. Atualize-se

Pesquise referências, tendências e novidade o tempo inteiro. Revire todo o conteúdo sobre mundo contemporâneo e comportamento do consumidor que encontrar.

Para ser um arquiteto inovador você não pode ficar por fora de nada que acontece no seu universo de trabalho!

2. Produza material sobre tendências

Depois que você estiver acostumado com as atualizações do seu campo, está na hora de ser referência no assunto: busque especialização para ser um ditador de tendências! 

Esse pode ser um processo longo, mas se você passar de consumidor de ideias para um produtor delas, não há possibilidade de seu negócio dar errado!

3. Tenha empatia com o cliente

Coloque-se no lugar do seu cliente. Veja a forma que ele vê os problemas e os espaços ao seu redor, perceba sua características e detalhes. Questione-se sobre o modo como ele vive, quais são os seus conceitos de conforto e segurança e enfrente a problemática: quais são as suas maiores dificuldades e como você, enquanto responsável pelo projeto, pode solucioná-las?

Tenha empatia pela visão de mundo do outro e, assim, será possível pensar como inovar nessa visão, trazendo respostas originais e criativas que sejam adequadas às necessidades do seu cliente. 

4. Aposte na criatividade

Não há como inovar sem criatividade, certo? Pois bem, a criatividade nada mais é do que ver o mundo de forma diferenciada e usar os nuances encontrados para compor o mundo do seu cliente.

Pense, estude e, assim, você encontrará diferentes formas de decoração super criativas. Confie no seu feeling e aposte sem medo de ousar.

5. Seja crítico

Avalie tudo. Por onde quer que você ande, pense sobre as formas de construção, conceitos, tendências, projetos, cores e combinações. Mas, sobretudo: seja crítico com o seu próprio trabalho também.

Após concluir um projeto, avalie e pense como ele poderia ser diferente e por que você fez daquela forma específica. Repensar as suas ideias é um passo importantíssimo para seguir inovando!

6. Faça parcerias

Estar presente no universo da arquitetura e home design é também fazer parcerias com lojas e marcas que representem autenticidade e criatividade. Conforme elas se desenvolvem, você estará sempre atualizado e oferecerá os melhores materiais para os seus clientes. Esse diferencial faz com que a inovação seja seu potencial!

Seja parceiro também de outros amigos arquitetos que sigam uma linha diferente da sua. Já pensou se seu amigo desenvolver um projeto para a área externa da casa e o convidar para ser o responsável pelo projeto interno? 

7. Exercite suas ideias

Inovar é um exercício constante de tentativas. Quanto mais você buscar atualizações, produzir materiais, conhecer seus clientes, criticar seus projetos, fizer parcerias e buscar meios criativos para desenvolver seus trabalhos, mais fácil será encontrar destaque como arquiteto inovador.

Para isso, siga exercitando suas ideais. Elas são seu combustível!

E aí, gostou de nossas dicas e quer ficar por dentro do universo da decoração e da arquitetura? Assine a nossa newsletter e receba materiais incríveis sobre os temas!

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.