5 vantagens das pedras naturais na arquitetura sustentável

A arquitetura sustentável é uma tendência que veio para ficar! O principal motivo é que ela utiliza materiais renováveis que não afetam o meio ambiente e ainda reduzem os custos dos projetos. Nesse cenário, o uso de pedras naturais como a Portuguesa, São Tomé e Miracema são as mais pedidas pelos profissionais.

Mas, você conhece quais são as vantagens desses materiais nos projetos sustentáveis? Aqui nesse artigo você pode descobrir todos os benefícios das pedras. Vamos lá?

O que é um material sustentável?
A arquitetura sustentável tem como objetivo elaborar projetos que otimizem os recursos naturais e minimizem o impacto das edificações no meio ambiente. Nesse sentido, o uso de materiais sustentáveis é algo essencial nesses tipos de projetos.

De modo geral, esses recursos apresentam cinco características básicas, tais como:

– Durabilidade;
– Reutilizável;
– Variedade estética;
– Retenção térmica;
– Baixo custo de manutenção.

Vantagens das pedras naturais na arquitetura sustentável
As pedras naturais como a Pedra São Tomé, Pedra Portuguesa e Miracema, por exemplo, são bons exemplos de materiais sustentáveis. Não é à toa, que esses materiais estão presentes na maioria dos projetos.

Quer saber mais? Veja abaixo as vantagens que essas pedras naturais e sustentáveis oferecem.

Alta durabilidade
A pedra natural é um material muito resistente e durável, de forma que se torna em um material sustentável e valioso com o tempo. A aparência e funcionalidade das pedras se mantém por anos, isso reduz os custos com manutenção.

Essa característica está mais que comprovada nas construções históricas com pedras portuguesas e outras pedras naturais, que são a base de:

– Catedrais;
– Calçadas;
– Paredes;
– Muralhas;
– Aquedutos.

Esses materiais possuem grande resistência e dureza, o que facilita a sua manutenção.

É reutilizável
Devido a sua durabilidade, as pedras naturais utilizadas em construções são reutilizadas em novas obras. Isso mesmo, a vida útil dessas pedras não precisa terminar com a do edifício, mas pode ser reciclada e colocada em uma nova construção civil.

É válido destacar que esse tipo de reutilização tem a capacidade de deixar o ambiente mais bonito e elegante. Praticamente, impossível diferenciar quais são as pedras recicladas ou não. Somado a isso, os clientes conseguem reduzir os custos da obra e ainda evita a extração excessiva dessas pedras.

Variedade estética
A variedade estética das pedras naturais faz com que elas sejam cada vez mais utilizadas nos projetos de arquitetura sustentável. Hoje, é possível encontrar uma grande diversidade de texturas e cores deste elemento, que faz com que ele seja perfeito para qualquer ambiente.

Os tons podem ir desde os mais claros até os mais escuros e acabamentos polidos, rústicos, naturais, entre outros. Além disso, elas ainda são exclusivas, pois as pedras são únicas e atemporais que proporcionam mais qualidade aos projetos.

Retenção de calor e umidade
Como as pedras naturais não retém muito calor e umidade, elas se tornam ideais para ambientes externos. Geralmente, elas são usadas no entorno de piscinas, no revestimento de cascatas e fontes, por exemplo. Além disso, esse material é antiderrapante, o que aumenta a segurança.

Essas pedras também são uma boa pedida para serem incorporadas em ambientes internos, pois quando a temperatura aumenta, elas fazem com que o ambiente fique mais fresco. Afinal, elas não absorvem o calor ou a umidade e tornam o espaço mais agradável.

Baixo custo de manutenção
Graças a sua longa vida útil e durabilidade, este material não precisa de manutenção alta. Pelo contrário, basta usar sabão e esfregão para limpar as pedras naturais com facilidade.

Além disso, como mencionamos anteriormente, as pedras naturais são recicláveis. Isso significa que, você pode adquiri-las de construções antigas, desde que estejam em perfeito estado.

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.