5 dicas para elaborar um projeto de arquitetura sustentável

As práticas de arquitetura sustentável estão sendo cada vez mais solicitadas no mercado. Por isso, para se destacar como um arquiteto diferenciado e conquistar mais clientes, é importante conhecer boas práticas ambientais e implantá-las nos seus projetos.

Seguir corretamente a legislação ambiental, reutilizar materiais e investir em soluções tecnológicas, são algumas dicas para elaborar projetos que não agridam o meio ambiente. Além disso, esses projetos oferecem um excelente custo-benefício para os clientes e são funcionais.

Quer saber mais? Continue a leitura do nosso artigo e descubra algumas dicas de como elaborar um projeto de arquitetura sustentável.

Elabore projetos de arquitetura sustentável
Os projetos de arquitetura sustentável deixaram de ser uma tendência, para tornarem-se uma obrigação. Após longos debates, atualmente existem leis que protegem o meio ambiente e boas práticas. Então, para ser um profissional diferenciado é preciso conhecê-las e adaptar os projetos para elas.

O melhor de tudo é que elas não exigem um investimento alto ou uso de materiais complicados. Pelo contrário, o ato de descartar de maneira correta o entulho da obra é uma prática positiva.

Outro bom exemplo é usar materiais que não agridem a natureza, como as pedras naturais.

Com essas iniciativas, é possível reduzir o impacto ambiental, economizar e ainda criar um ambiente aconchegante para o cliente. Além disso, cumprindo as leis, você evita multas.

Invista em soluções tecnológicas
Hoje em dia, existem recursos modernos que otimizam os projetos e a execução das obras. Alguns exemplos dessas soluções tecnológicas são:

– Materiais reciclados;
– Lâmpadas econômicas;
– Sistema de iluminação inteligente;
– Revestimento sustentáveis.

Com esses recursos, por exemplo, você consegue criar projetos sustentáveis e práticos que irão facilitar o dia a dia dos clientes. E o melhor, sem provocar nenhum dano ao meio ambiente.

Diferente do que se imagina, essas opções não são caras. Às vezes, apesar do custo inicial ser alto, os benefícios do equipamento evitam a poupar dinheiro e dores de cabeça no futuro.

Reutilize os materiais de construção
A reutilização de materiais de construção é uma prática comum nos projetos de arquitetura sustentável. Com ela, os profissionais aproveitam cerâmicas, metais e madeiras, que virariam entulho, para criar novos projetos por um custo menor e com excelente qualidade.

Portanto, não tenha receio em reaproveitar esses materiais, desde que eles estejam em boas condições. Essa é uma proposta que você pode apresentar para os seus clientes, sem dúvida, eles irão adorar. Outra dica bacana é usar essa prática no momento de elaborar maquetes.

Aposte em empresas com mineração sustentável
É possível investir em projetos com pedras naturais, sem prejudicar o meio ambiente. Para tanto, é preciso comprar essa matéria-prima em empresas sérias que possuem jazidas próprias e com extração de acordo com a legislação. Assim, você evita que o meio ambiente seja danificado.

Um bom exemplo de empresas com jazidas naturais é a Revest Pedras Naturais. Nossas pedras são extraídas diretamente das nossas jazidas, localizada em São Thomé das Letras. Todo o processo é feito com qualidade e seguindo as normas ambientais.

Use indicadores para monitorar o consumo
Tão importante quanto monitorar o consumo é avaliar os resultados do seu projeto de arquitetura sustentável. O uso de indicadores podem ajudar a verificar a eficiência das práticas aplicadas.

Apesar de não existir uma fórmula única, o ideal é que você analise dados sobre o consumo de energia e água.

Com essas informações em mãos, você poderá calcular se as práticas foram positivas e promoveram benefícios para o cliente. Essa experiência será um case de sucesso para outros projetos sustentáveis que você execute no futuro, com outros clientes.

Sobre Revest Pedras

Empresa tradicional na área de Pedras Naturais desde a década de 1980. Atua em todo o país no segmento de pedras naturais. Possui jazida própria na cidade de São Thomé das Letras(MG), tendo na qualidade da legítima Pedra São Thomé, o seu principal produto.